Francisco Diz

Francisco Amaro Diz

O seu cunho é: Francisco Diz - Aguas Vivas

É dos artesãos mais recentes no Nordeste Transmontano.

Com 71 anos de idade, Francisco Diz, elabora as suas navalhas, desde a freguesia de Águas Vivas, no concelho de Miranda do Douro.

A arte de elaborar cutelarias tradicionais, surge por curiosidade. Diz ter-se lembrado em se aventurar a fazer uma navalha e que lançou mãos à obra, e então eis que nasceu a sua primeira peça. Desde esse dia para cá, que tem mantido todo o seu tempo para o concepção artesanal, de navalhas.

Robustas e duradouras, certamente. Garantimos que o fundamental e necessário numa navalha artesanal transmontana, pode ser encontrado nas navalhas de Francisco Diz.

Utiliza apenas aço carbono para as suas lâminas, ao que lhe atribui uma têmpera eficaz e bastante agradável, finaliza-as com um cabo em madeiras resistentes, tais como o carrasco, bucho e urze, com formatos comuns em que salientamos as navalhas de cabo quadrado e outras que destacam-se pelo seu formato.

Não podemos deixar de destacar os dotes de acordeonista. A paixão por este instrumento é enorme, ao que apelamos que mantenha também, a mesma pela execução de cutelarias e que nos vá impressionando como o tem feito até aqui, com as suas peças.

Compre cutelarias Francisco Diz – Aguas Vivas, que fará uma excelente escolha.

Francisco Diz

Existem 3 produtos.

Mostrando 1-3 de um total de 3 artigo(s)

Filtros ativos