TAD

TAD

TAD - Genísio
Tibério Augusto Delgado,
Para os amantes das cutelarias tradicionais de Miranda do Douro, estamos convictos que deverão ter conhecimento da navalhas de Genísio.
Produzidas artesanalmente pelo Sr. Tibério Augusto Delgado, ferreiro de profissão, ofício que abraça desde a idade dos 12 anos, quando começou a ajudar o seu pai na arte do manejo do ferro.
Militou nas Indias Ultramarinas. Terminou o serviço militar no ano anterior à ocupação dos territórios de administração nacional. Nunca mais saiu de Portugal.
Hoje, aos 86 anos de idade, o “Tiu” Tibério, como ele é conhecido, continua a construir as suas navalhas, da forma de como as viu fazer ao seu avô. Por iniciativa própria, decidiu que depois do declínio agrícola, haveria de começar a fazer navalhas.
Denomina a sua oficina, como sendo o seu escritório, local onde passa grande parte do seu tempo, apenas dedicado às suas navalhas. “ – Tenho dias, que entro aqui de manhã e só saio para ir tomar as refeições.”
O seu segredo, consiste em seleccionar os melhores aços e conjugar as melhores madeiras, principalmente freixo, bucho, carrasco e pau-ferro.
Actualmente, quem opte por adquirir uma navalha cabriteira, fabricada nos moldes tradicionais, sabe que é aqui que a pode encontrar
Filtros ativos

Siga-nos no Facebook